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FLEX TENDÊNCIA | SETEMBRO
Como as embalagens podem acompanhar as novas demandas dos consumidores de café
03 de Setembro de 2018
Em recente artigo, Antonio Ponce, gerente de Marketing de Shelf Stable de Alimentos e Bebidas da Bemis, procurou antever como as diferentes formas de consumo dos diferentes tipos de café, nas mais diversas regiões e faixas da população, influenciará o desenvolvimento de embalagens, especialmente das flexíveis. Segundo ele, é preciso “antecipar os formatos, materiais e demais características que as embalagens podem agregar ao café consumido pelos brasileiros”. Mas isso não pode ser feito da noite para o dia, ou seja, é preciso fazer a lição de casa antes.  

De acordo com a pesquisa ´Revisão Anual Global - Café 2017´, realizada pela Mintel, 71% dos brasileiros querem mais opções de cafés premium e de alta qualidade nas cafeterias. Isso abre uma grande oportunidade para as empresas criarem novos formatos de embalagens, que atendam à demanda desses novos consumidores, nos mais diversos momentos de consumo da bebida. Por exemplo, a pesquisa mostrou que o público jovem prefere bebidas personalizadas: pela manhã buscam um café mais energizante e a tarde querem uma opção da bebida com menos cafeína.
 

Outra tendência é o desenvolvimento de embalagens “on the go”, para consumo em movimento. “Estas embalagens possibilitam o consumo imediato do café e concorrem com o café fresco das cafeterias. Se analisarmos este dado isoladamente, ao que tudo indica, a demanda será alta por embalagens para viagem. E o material, é claro, precisará conservar as propriedades superiores de cor, brilho, luz, odor, textura e sabor, que não poderão se perder no meio do caminho”, avalia Ponce.  

A pesquisa reúne ainda outros indicativos de que mudanças substanciais devem ocorrer em toda a cadeia produtiva. Por conta deste cenário, em seu artigo Ponce reforça a necessidade de se pensar cuidadosamente em novas ações de pesquisa, desenvolvimento e marketing, a fim de atender à estas novas demandas. “E isto pressupõe o envolvimento de toda a cadeia de embalagem, desde os fornecedores de matéria-prima, passando pelas equipes de design de embalagens e comunicação e chegando ao discurso de convencimento utilizado no PDV.”  

Segundo ele, é preciso estar atento ainda ao fato de 24% dos consumidores brasileiros checarem a origem do produto antes de comprarem um alimento processado, de acordo com um outro Relatório da Mintel sobre ´Atitudes do Consumidor em Relação a Alimentos Orgânicos - Brasil 2016´.
 

Outro fato que impulsiona o pensamento e a ação envolvendo todos os elos da cadeia produtiva, é o conhecimento e o interesse pelo café, sua personalização e o aumento do uso de embalagens monodose. Estes fatores, segundo Ponce, têm criado um novo mercado para o grão, trazendo consigo o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do segmento.  

“E quanto mais claras ficarem para o público em geral as diferenças entre café comum e premium – 19% dos brasileiros não sabem dizer quais são, mais variedades de sabores, com diferentes decorações e níveis de cafeína e maior “energização” pela adição de proteínas, fibras ou vitaminas, serão demandadas, assim como receitas personalizadas de acordo com o paladar e com a necessidade de impulso ao organismo. É possível até que o café venha a competir com os populares energéticos.”
 

Para acompanhar estas tendências de consumo, certamente serão necessárias embalagens específicas para os diferentes tipos de café e para os diferentes momentos de consumo. E isto poderá ser atendido com cores, layouts e formatos que justifiquem a embalagem naquela aplicação.
 

“A cobrança é cada vez maior por uma conexão emocional do consumidor com os produtos que precisarão contar suas histórias, deixar claro de onde surgiram e as inspirações que os criaram. Esta é uma forma de conectar os consumidores ao bem-estar que o café proporciona quando estão entre amigos e com a família, e nos momentos de relaxamento para saborear a bebida”, completa Ponce. Isto porque, de acordo com o levantamento da Mintel, 20% dos brasileiros acreditam que informações sobre a procedência do produto, na embalagem, são importantes e 17% deles aceitariam pagar mais por produtos de origem confiável.  

E como a embalagem se confunde com o produto, materializando-o, os materiais usados na mesma também passam pelo crivo do consumidor. Também são avaliadas a conveniência e as funcionalidades oferecidas pela embalagem, como sistemas easy open e de refechamento, que mantém o aroma e o sabor do produto, garantindo facilidade de consumo. O importante é que o consumidor seja atendido em suas necessidades e desfrute de uma experiência de consumo prazerosa e que o fidelize ao produto e à marca.
 

Ponce finaliza: “Assim, certamente o que manterá os apreciadores de café comprando o produto, agora e no futuro, será uma embalagem conveniente para cada situação”. Para acompanhar esta evolução, os convertedores de embalagens flexíveis devem munir-se de tecnologias e materiais que garantam inovação para atender aos mais diversos perfis e necessidades do consumidor. É preciso ter em mente também que quanto mais facilidade de consumo, atratividade no PDV e manutenção das propriedades inerentes ao café, maior será a conexão criada com o consumidor final.


*Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization - Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).

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