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FLEX TENDÊNCIA | OUTUBRO
Tecnologia é o novo driver para o desenvolvimento de embalagem e geração de novos negócios

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Lembre-se: o mundo não é mais um lugar para respostas, mas para PERGUNTAS CERTAS J Liliam Benzi*

  O 18O Congresso Brasileiro de Embalagem, organizado pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem – www.abre.org.br), foi um evento que agitou os participantes, instigou novas ideias e cumpriu sua missão de plantar a sementinha para um novo modelo mental e, consequentemente, uma nova forma de fazer negócios.

  
Por quê? Simples: em dois dias e 10 apresentações, não ouvimos sobre embalagem propriamente dita. A mensagem foi além: dar uma visão multidisciplinar, a partir de diferentes stakeholders, sobre os movimentos da sociedade e do mercado, alavancados pelas novas possibilidades tecnológicas. Estes são, sem dúvida, os novos drivers para o desenvolvimento da indústria de embalagem e de oportunidades na cadeia de valor.

  Quais são as mudanças, resultantes da tecnologia, na nossa sociedade e no mundo dos negócios? Como a cadeia produtiva deve se preparar para um mundo cada dia mais rápido, mais integrado, orgânico e sem barreiras? Quais são as empresas que já buscam novas formas de pensar e agir? Quais são os novos valores que guiam a sociedade e as empresas?

 Talvez ainda não tenhamos uma resposta “pronta para o consumo”. Mas o Congresso da ABRE deu aos participantes a oportunidade de criarem um novo modelo mental, com influência direta no modelo de negócios. Abaixo, selecionei algumas das principais mensagens que consegui coletar durante o evento. Apreciem, avaliem, pensem e reflitam; só não deixem de participar desta revolução!

     No mundo das start ups vale o FAIL FAST. Mas só vale errar rápido se consertar mais rápido ainda! O ERRO É APRENDIZADO, como frisado na palestra de Jorge Inafuco, da OasisLab (www.oasislab.com.br). 


  No universo de tudo 4.0, o Diretor de Embalagem da AMBEV, Erik Novas, apresenta o PROCUREMENT 4.0. Basicamente significa aumentar a relevância estratégica da cadeia de suprimentos para garantir a capacidade de inovar.

   Já ouviu a falar da Zaitt (www.zaitt.com.br)? NO FRICTION at all na primeira loja autônoma do Brasil. Outra apresentação disruptiva do CBO da empresa, Rodrigo Miranda.  

     Realmente YVY Brasil (https://pt-br.facebook.com/public/Ivy-Brasil). Sejamos bem-vindos a este novo mundo dos produtos de limpeza, mas principalmente sejamos MUITO BEM-VINDOS A ESTE NOVO MODELO MENTAL apresentado por Marcelo Ebert.  

     Uma evolução que faz todo o sentido: a evolução da embalagem. E, no final, EMBALAGEM É COMUNICAÇÃO!  

     Para Christian Menegon, da HP: precisamos de valor pessoal e imediato em tudo! Já temos a GERAÇÃO ‘ME’, onde tudo é pessoal, num mundo instantâneo, no qual o produto tem que se conectar com o consumidor.

    Simples assim: é importante criar uma SOLUÇÃO DE EMBALAGEM QUE O CONSUMIDOR ENTENDA, sentenciou David Luttenberger, da Mintel (www.mintel.com).     

   Sua empresa está pronta para isso? Leia acima e responda a provocação de Thomas Othax, CEO da francesa PACKITOO CLICK & PACK (www.packitoo.com).    

   Já ouviu falar de BE (BEHAVIORAL ECONOMICS – ECONOMIA COMPORTAMENTAL)? Pela primeira vez no Brasil, José Ribas Fernandes, da BEworks (www.beworks.com), dá um show de inovação mental e explica o conceito.  

     Antonio Grandini, Diretor da L’Oréal, conta que anualmente a fábrica recebe 20 jovens da comunidade que são treinados para serem técnicos do setor de beleza. Os educadores voluntários são os colaboradores, como ele próprio. No final do ano, vários jovens talentos no pipeline de candidatos da empresa. Uma verdadeira inspiração sobre como MULTIPLICAR CONHECIMENTO pode ser uma ferramenta simples e eficaz.    

     Para Andrea Mota, Diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola, alguns conceitos devem ser colocados sobre a mesa:  
   ·         ERA DO PROPÓSITO;
   ·         Todos são FORMADORES DE OPINIÃO;
   ·         O COLETIVO é mais forte;
   ·         As PESSOAS ESPERAM MAIS DAS EMPRESAS.
 

E atenção: já temos os LOWCONSUMERS (baixo consumo) e os NOSUMERS (nenhum consumo). Para pensar e mudar o modelo mental agora!
 

   *Liliam Benzi é especialista em comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios e de estratégias para B2B, com ênfase no setor de embalagens. Também atua como editora de publicações e Assessora de Comunicação de diversas empresas e entidades, entre elas a ABIEF. Foi eleita Profissional do Ano 2018 pela Revista Embanews. Também foi indicada como Press & Communication Officer da WPO (World Packaging Organization - Organização Mundial de Embalagem). Está à frente da sua empresa – LDB Comunicação – desde 1995 (ldbcom@uol.com.br).
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