Voltar à página inicial

Associados ABIEF

A embalagem plástica flexível

Embalagens plásticas flexíveis, por definição, são aquelas cujo formato depende da forma física do produto acondicionado e cuja espessura é inferior a 250 micras. Nessa classificação, enquadram-se sacos ou sacarias, pouches, envoltórios fechados por torção e/ou grampos, tripas, pouches auto-sustentáveis (stand-up-pouches), bandejas flexíveis que se conformam ao produto, filmes encolhíveis (shrink) para envoltórios ou para unitização, filmes esticáveis (stretch) para envoltório ou para amarração de carga na paletização, sacos de ráfica etc.

Os materiais flexíveis incluem, ainda, selos de fechamento, rótulos e etiquetas plásticas. Destacam-se pela relação otimizada entre a massa de embalagem e a quantidade de produto acondicionado, além da flexibilidade que oferecem ao dimensionamento de suas propriedades.

A possibilidade de combinação de diferentes polímeros para obtenção de propriedades balanceadas, que atendam a requisitos econômicos, ambientais e de conservação e comercialização de produtos é uma das grandes vantagens competitivas das embalagens plásticas flexíveis.

Áreas de atuação dos associados

 

Alimentícios Coextrudados

Filmes multicamadas que aumentam a vida de prateleira de alimentos como carnes, frios, congelados, embutidos, etc.

 

 

Alimentícios Laminados

Filmes compostos por dois ou mais materiais unidos por um adesivo pelo processo de laminação, normalmente usados para embalar snacks, café, massas, etc.

 

 

Alimentícios Monocamada PE

Filme técnico de polietileno usado em máquinas automáticas de empacotamento para alimentos como cereais, farinha, leite, etc.

 

 

Alimentícios Monocamada PP

Filme de polipropileno usado em máquinas automáticas de empacotamento para alimentos -snacks, massas, pães; confecção - camisas, lingerie; ou flores.

 

 

 

Área Agrícola

Filme de polietileno (PE) para embalagens de flores, produtos hortifrutícolas, etc.

 

 

Área Médica

Filmes laminados, multicamadas, para medicamentos.

 

 

BOPP

Filmes e embalagens de polipropileno biorientado.

 

 

Embalagens Especiais

Filmes de PEBD (polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade) e PP (polipropileno) para embalagens com fechos adesivos ou herméticos, utilizadas para alimentos ou vestuário, ou bag-in-box para as áreas química, agrícola e cosmética, etc.

 

 

Higiene e Limpeza

Filmes de polietileno (PE) para embalagens de absorventes higiênicos, papel higiênico, produtos de higiene bucal ou pessoal, ou produtos farmacêuticos.

 

 

Linha de Supermercado

Filmes de polietileno de alta densidade (PEAD) usada para fazer sacolas de supermercados e sacolas diferenciadas.

 

 

Matérias-Primas

Matérias-primas para fabricação de embalagens flexíveis.

 

 

Lonas

Filme de polietileno de baixa densidade (PEBD) com aplicações na agricultura, agropecuária, aves, uso doméstico, etc.

 

 

Magazine

Sacolas plásticas utilizadas em lojas e magazines.

 

 

PVC

Filme de policloreto de vinila (PVC), estirável (stretch), usado em embalagens para alimentos.

 

 

Rações de Animais

Filme de polietileno (PE) com estruturas laminadas ou coextrudadas que formam sacos ou bobinas para embalar ração animal.

 

 

Rótulos e Etiquetas

Filmes de polietileno de baixa densidade (PEBD) ou de polipropileno biorientado (BOPP) que formam, respectivamente, rótulos tipo manga (sleeve) ou wrap around, usados em embalagens de bebidas, óleos comestíveis ou outros frascos plásticos, especialmente de PET.

 

 

Sacaria Industrial

Filmes de polietileno, de alta resistência à tração e ao impacto, para embalagem de produtos granulados em geral, resinas petroquímicas, fertitilizantes, calcário, cimento, argamassas e cal.

 

 

Sacos para Lixo

Filmes de polietileno, de alta segurança e confiabilidade, para sacos de lixos em geral.

 

 

Shrink

Filmes de polietileno (PE) termoencolhível utilizados para formar multipacks (agrupar) de produtos como bebidas, alimentos, fitas, discos, etc.

 

 

Stand-Up-Pouches

Bolsas plásticas que ficam em pé.

 

 

Stretch

Filme de polietileno (PE) estirável utilizado em embalagens multipacks (agrupar) de produtos como alimentos, produtos de limpeza, farmacêuticos e de uso doméstico; o filme também é usado para paletizar cargas.

 

 

Equipamentos, Máquinas e Acessórios

Equipamentos, Máquinas e Acessórios para fabricação de embalagens flexíveis.



ABIEF – Av. Paulista, 2.439, 8º andar – CEP 01311-936 – São Paulo – SP – Tel: (11) 3032-4092 – Fax (11) 3032-2021 – abief@abief.org.br

® Copyright ABIEF – Todos os direitos reservados. A reprodução integral ou parcial é permitida desde que citada a fonte.            Webdesign: Formato Design